Palestra com Dr. Maraschin Leva Bom Público à Câmara Municipal

Segundo Dr. Maraschin o câncer de próstata geralmente afeta homens em idade acima dos 50 anos. Também se existirem casos de câncer de próstata na família o homem deverá realizar o exame a partir dos 40 anos. A doença começa de maneira silenciosa, quando muitos pacientes se queixam apenas de uma frequência urinária acentuada ou, às vezes, nem sentem nada de diferente no corpo. Portanto, consultas ao urologista para uma detecção precoce do câncer são muito importantes, já que quando diagnosticado com antecedência o índice de cura é muito elevado.

E também destacou que câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Após a apresentação da Palestra o Dr. Maraschin respondeu todas as dúvidas das pessoas presentes.
Mais uma vez a Câmara Municipal de Giruá desfrutou de momentos de aprendizagem e informações que com certeza irão contribuir para a manutenção da saúde não só da Melhor idade, mas de todos que estiveram na câmara e acompanharam a palestra pela Rádio Giruá.

Estiveram Presentes os Vereadores: João Carlos Taborda Zimmermann, Sandra Ceretta, Ernani Zagonel, Andrei Schnorr dos Santos, Maurílio Borges de Matos, Cecília Toniolo, Antonio Carlos Dalla Costa, Ruben Weimer, José Paulo Schnorr Taborda, Aldir José Scherer e Maurício Butzen; Secretária Municipal de Saúde Raqueli Menin; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Ricardo Jurenick; representante da Policia Civil, Imprensa Escrita e Falada, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Igrejas Evangélicas, Bancários, Comerciários, Agricultores, Servidores da Câmara e Comunidade em Geral.

Pesquisa em Notícias

Texto: